Morre aos 75 anos o ex-deputado estadual Dr. Luiz Accorsi | aRede
PUBLICIDADE

Morre aos 75 anos o ex-deputado estadual Dr. Luiz Accorsi

Médico e político, faleceu na madrugada desta segunda-feira (24)

A família ainda não divulgou informações sobre velório e sepultamento.
A família ainda não divulgou informações sobre velório e sepultamento. -

Publicado Por Milena Batista

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Morreu em Porto Rico, na madrugada desta segunda-feira (24), o ex-deputado estadual Luiz Accorsi, aos 75 anos. Médico e político, ele teve uma trajetória marcada pelo compromisso com a saúde pública e o desenvolvimento do estado. Formou-se em Medicina em 1975 pela Universidade Federal do Paraná, especializando-se em Pediatria e Neonatologia. É membro da Associação Médica do Paraná e da Sociedade Brasileira de Pediatria.

De 1977 a 1984 clinicou em Loanda, no interior do Paraná. Depois veio para Curitiba e radicou-se em Santa Felicidade, onde desenvolve trabalho voltado ao atendimento de crianças e idosos. Em 1991 conquistou seu primeiro mandato na Câmara Municipal de Curitiba, onde presidiu a Comissão de Educação, Cultura, Bem Estar Social e Ecologia e a Comissão Especial de Saúde.

Elegeu-se deputado estadual em 1994, com 23.874 votos. Foi reconduzido em 1998, com 30.043 votos; em 2002, com 48.917; em 2006, com 71.920 e em 2010, com 61.820 votos.

Na legislatura compreendida entre os anos de 1998 e 2001 apresentou nada menos que 150 projetos de lei, entre eles o que institui o fundo de apoio à geração de emprego e renda no Estado; o que dispõe sobre a implementação de medidas necessárias à prevenção e ao tratamento de câncer de mama e ginecológico; o que autoriza o poder Executivo a conceder incentivos fiscais às empresas privadas que contratarem pessoas portadoras de deficiência física; o que proíbe a venda de cigarros a menores de 18 anos nos estabelecimentos comerciais do Estado; e o que dispõe sobre a obrigatoriedade de veiculação de programas de informação e prevenção da Aids para alunos de 1º e 2º graus nos estabelecimentos de ensino estaduais. Além de presidir a Comissão de Saúde da Assembleia, presidiu também a CPI dos Medicamentos, instalada em 2001.

A notícia de sua morte gerou grande repercussão entre políticos, profissionais da saúde e a comunidade. Diversas personalidades manifestaram pesar, ressaltando sua dedicação ao serviço público e sua trajetória exemplar.

A família ainda não divulgou informações sobre velório e sepultamento.

Informações: 

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right